Ética Alvaro L.M. Valls
O autor inicia o livro
buscando entender quais os problemas do estudo da ética, a divisão didática
deste estudo em dois campos: nos problemas gerais e nos problemas específicos, colocando
que é uma divisão acadêmica já que na vida real não existe separação. A ética
pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de
um tipo de comportamento. Tradicionalmente ela é entendida como um estudo ou
uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teologia, sobre os
costumes ou sobre as ações humanas. A ética em cima do capital, da moral
religiosa, ou mesmo das relações interpessoais é variável de acordo com a
sociedade e o tempo em que esta se desenvolve.
Para Aristóteles a
questão não é tão teórica, mas um pouco mais pratica, sem deixar de utilizar a
contemplação e a base da busca do bem ele demostra que o bem é especifico de
acordo com o grau de complexidade do ser, neste sentido a ética de Aristóteles
surge com um fim, então para o homem a busca do bem era algo que envolvia diversas
esferas e diversas buscas. É importante lembrar que esta visão parte de uma
sociedade escravocrata em que os escritos foram pensados para uma aristocracia
que não trabalhava e tinha tempo de sobra para se dedicar as artes
contemplativas.
O pensamento grego é
representado por três importantes filósofos. O ideal de Sócrates já foi citado,
para continuar seus estudos Platão os sistematizou e colocou sua visão de busca
pelo bem e pela felicidade, felicidade entendida como prazer como sabedoria
pratica e como verdade, não há idéia de felicidade contemporânea. Para isso o
homem tinha de ser virtuoso sendo uma imitação ou uma assimilação de Deus e
existiam as virtudes principais: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou
Valor e Temperança. O autor relaciona conceitos éticos e morais com a expressão
religiosa que parte desde o culto grego as forças da natureza e a criação dos
deuses. As religiões ligadas ao judaísmo e ao cristianismo tem na vontade de
Deus o seu encaminhamento.
O individuo é colocado
em segundo plano, este tipo de relação dá a sociedade uma ênfase no processo
moral, Deus é um espelho de perfeição a ser seguido. O problema com as questões
sexuais também veio a tona principalmente através da doutrina católica. A busca
por um ideal ético pode possuir diversas respostas para Platão, Aristóteles e
Sócrates a busca da felicidade era o principal objetivo, no Cristianismo os
ideais éticos se identificam com os religiosos. O renascimento e o iluminismo
trouxeram acentuou o aspecto da liberdade individual. Já em Hegel o foco das
idéias de ética recaem sobre a noção de estado. O pensamento social e dialético
na vida social mais justa. E na reflexão do século XX a idéia é de que a
sociedade não se comporta de forma imoral, mas sim amoral. A questão da
liberdade é discutida partindo das idéias de determinismo e de liberdade,
existindo diversas definições de determinismo de acordo com o momento vivido,
mas ele é contrário a ética, da mesma forma o extremo oposto do determinismo
também nega sua função ética, nesse meio o poder da vontade, o chamado
idealismo também não pode ser considerado como um meio ético já que este é
teórico de tal forma que não consegue se enquadrar no homem real. O autor fala
que em Hegel a questão da liberdade é amplamente discutida, chegando a
conclusão que ela se desenvolva na consciência e nas estruturas. A sociedade e
o estado moderno neste contexto está intimamente ligado a questão da liberdade.
Neste sentido para Marx existe uma luta constante com a natureza uma tentativa
de dominação da mesmo, há um ideal em cima da técnica e não da ética o que esta
sendo reestudado pelos pensadores contemporâneos Comportamento Moral – O bem e
o Mal
Os dois extremos o bem
e o mal são partes de um mesmo estudo a ética esta ligada a idéia de bom a
tentativa de evitar o mal, neste meio tempo surgem novos estudos de moral, o
surgimento da imprensa é o agente catalisador desta situação e resulta na
preocupação com a autonomia moral do individuo.
Temos o direito natural
em contraposição ao direito divino, Kant é o expoente desta dicotomia em que a
busca de descobrir cada homem uma natureza igual, porém livre. Por mais que
variem os enfoques filosóficos ou mesmo as condições históricas, algumas noções,
ainda que bastante abstratas, permanecem firmes e consistentes na ética. A
ética contemporânea aprendeu a preocupar-se com o julgamento do sistema
econômico como um todo. O bem e o mal não existem apenas nas consciências individuais,
mas também nas próprias estruturas institucionalizadas de um sistema. Antigos
compêndios de moral, de inspiração católica, ainda afirmavam, há cinquenta
anos, por exemplo, que o socialismo seria intrinsecamente mau, enquanto o
capitalismo permitiria corrigir os seus erros eventuais. Hoje dificilmente um
livro de ética teria a coragem de fazer uma afirmação deste tipo
Na ética hoje alguns
aspectos são interessantes, a colocação da famíllia na idéia de ética, questões
de fidelidade, de amor, relacionadas a sexualidade como nos casos do celibato,
feminismo e da homossexualidade. Exigindo uma reformulação doutrinária dos
estudos. Em relação ao Estado, a liberdade do individuo só se completa com a
liberdade de um estado livre e de direito. O estado só é livre se todos os
indivíduos que o fazem também sejam livres. Hoje a imprensa tem poder, a
dominação econômica, as massas podem ser dominadas mentalmente através da
disseminação de informações diretas que definem e direcionam a população para
um determinado caminho.
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