Sabemos que a cada dia e mais aparente o papel juvenil nas questões sociais, os jovens são a porta do futuro, transmitindo suas ideias e deixando fluir seu Self conquistador. Ser jovem e correr atras de seus sonhos sem ter medo, ser jovem e buscar o escondido, ser jovem e se deparar com um mundo complexo e não exitar em dizer o que e certo.
Por questões como estas, a cada dia a juventude vem conquistando seu espaço no meio social, mesmo tendo vida diferenciada da sociedade do seculo XX, com espaços de socialização e formações especificas como todos os outros indivíduos, ainda assim são jovens. Mas qual a explicação mais compatível que designa seu espirito conquistador? estudos revelam que o medo do que e desconhecido e o principal responsável pela não conquista do sucesso... Com isso temos uma resposta breve! "seu espirito conquistador se deve ao fato de não terem medo do desconhecido, de estarem em constante atividade mental, e de buscar o desconhecido sem exitar pelo que e novo", contradizendo os conceitos da juventude do seculo passado, onde a maioria tinham suas obrigações e respeitavam questões como cultura, religião e família, isso não significa que na sociedade atual não existe um "certo" respeito, mas sim significa que a liberdade de escolhas estão mais presentes, e acesso a conhecimentos não estão mais tao limitados.
São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças, conhecida como a geração Y, os jovens de hoje estão mais aberto a conhecimentos, e a mudanças significativas em sua forma de vida, tanto familiar, como social. São eles os responsáveis por mudanças significativas como "Os caras pintadas" responsáveis pelo impeachment do presidente Fernando Collor de Mello em 1992, e do movimento "Vem pra Rua" um movimento pela cidadania e liberdade no ano de 2013.
Características marcantes nessa nova geração como a linguagem informal que veio junto com a Internet e os meios de comunicação, as roupas que na maioria das vezes são ditadas por marketing, outra característica bem marcante são questões culturais e locais como a musica, que passou de uma característica formal com letra, para uma junção de sons com informalidade... Cada dia mais a busca pela liberdade, a busca por maneiras que acham apropriados para si próprio e para seu convívio mutuo.
Mas o que podemos ditar para a sociedade atual? A juventude do seculo passado era melhor que esta? Uma resposta bem clara que demostra a realidade seria que conforme a sociedade evolui devemos evoluir juntos, tendo consciência de que o passado nos remete ignorância, e se estamos evoluindo, cada dia o conhecimento ficara mais abrangente. Ja no caso de questões culturais, fica a critério de cada individuo analisar e ver o que achar correto... So devemos ter consciência de que tudo que não interfere de forma prejudicial esta contribuindo de uma forma evolutiva.
domingo, 30 de março de 2014
sábado, 29 de março de 2014
Vida de Universitário
Vamos falar a verdade né... Vida de universitário e muito corrida! Mas e
dai? "Isso e normal mesmo"! Preocupações excessivas causa mal a
saúde? O que fazer então? Gente, de verdade, preocupação causa muita coisa
ruim sim... Além de nos deixar o dia inteiro angustiado, ela nos tira o sono, nos
faz pensar em um monte de besteiras. E além de todo o desgaste emocional, a
ansiedade e tão intensa que não somos fisiologicamente capazes de realizar
nenhuma tarefa básica do nosso dia com total disposição.
O Problema mesmo da preocupação e que ela consome quantidades enormes de energia de nosso cérebro, de nosso sistema nervoso e de nossos órgãos vitais, causando então esta sensação horrível em nosso psicológico. A preocupação geralmente e causada por problemas de nosso cotidiano como Trabalho, Provas, relacionamento, Emprego e etc...
As preocupações nos deixam abatidos, cansados e inseguros. Nossa mente passa a projetar todas as formas possíveis de resultado sobre determinado assunto que nos preocupa... Por exemplo: Marcio estudante de Medicina veterinária passou a tarde e grande parte da noite estudando pra prova, mas ao se deitar sua mente estava tão aflita e insegura que já começou a analisar possíveis erros e acertos que seu conhecimento iria desenvolver no outro dia... Ate mesmo pensar que não seria capaz de realizar a prova com êxito! Ai então a preocupação toma conta de sua mente, e ainda por cima a ansiedade nos abate pouco a pouco. Sabemos o que e a preocupação, mas como não tê-la? O passo mais indicado para se fazer e; resolva tudo que for possível no dia...
Tome então um banho com muita calma, deite-se em sua cama como se nada estivesse acontecendo e te perturbando, relaxe, e então diga a si mesmo "sou capaz! estudei o bastante, fiz o possível, agora vou dormir e amanha vai ser um novo dia". Então no dia seguinte levante com disposição, tome outro banho, e sinta-se capaz! Dizendo a si mesmo "sou capaz". Estudos recentes dizem que a autonomia e autoconfiança sobre nossa mente nos torna capazes de realizar tarefas muito complexas. Aqui vão algumas maneiras de se livrar das preocupações excessivas:
1. Veja o lado positivo
de tudo
2. Seja autoconfiante
3. Se conheça
internamente
4. Demonstre energias
positivas como o sorriso
5. Tenha autonomia sobre
sua mente
E então universitários, a dica mais importante para melhorar nossas ansiedades,
como já foi dito: “Autonomia e Autoconfiança”.
Assinar:
Comentários (Atom)

